Na pré-estreia da primeira parte do capítulo final da saga vampiresca teen Crepúsculo, adolescentes começaram a fazer fila ainda 12 horas antes da exibição, marcada para 0h01 de quinta para sexta-feira. As irmãs Amanda e Maísa Frota, 21 e 17 anos, foram das primeiras a chegar, pouco após o meio dia, ao Multiplex UCI Ribeiro, no shopping Iguatemi. “Quando eu vim para a pré-estreia de Harry Potter, já estava lotado quando cheguei – disseram que teve gente que chegou às 7h30min”, lembra Amanda. A disputa por um bom local na fila – afinal, quase todos já chegavam ao shopping com ingressos em mão da pré-venda online –, monta uma espécie de camping no lobby de entrada dos cinemas, onde a ansiedade adolescente se mistura a brincadeiras de adedonha, detetive, cartas e se consuma entre fast food e garrafas d’água e refrigerante.
Com público, pelo menos, 80% feminino e majoritariamente entre 14 e 20 anos, os raros homens acima dos 30 eram quase sempre identificáveis como pais, padrastos, padrinhos e irmãos mais velhos dos reais fãs. Para Cristiano Baia, 15, um dos raros meninos em uma das cinco sessões da madrugada do shopping Iguatemi, que somaram quase 1.500 lugares, o motivo é simples. “Jacob (Taylor Lautner), Edward (Robert Pattinson)...”, enumera, explicando que muitas meninas se sentem atraídas pelos dotes dos galãs do filme. Já Maísa Frota é quem define o amor de grande parte dos fãs pela saga. “Acho interessante toda a mudança da perspectiva de vampiro – são vampirinhos mais românticos, mais humanos”, define.
Raiane Campos, 18, Brenda Maia, 18, Roberta Falcão, 17 e outras três amigas formaram um grupo de fãs que foram uniformizadas conferir o longa na pré-estreia. Para as três, o mais importante era saber em que ponto a parte um acabaria e onde começaria o capítulo final, programado para chegar aos cinemas apenas em novembro de 2012.
Spoiller
Enquanto Brenda e Roberta apostavam no nascimento de Renesme, filha do casal de protagonistas, Raiane acertou em cheio na aposta ao cravar que o plano final seria o abrir de olhos de Bella (Kristen Stewart) na sua segunda vida, agora como vampira.
Enquanto o Iguatemi era povoado pela horda pós-púbere, o shopping Aldeota reservava um ambiente bem mais familiar para a sessão. Ainda que o público fosse bem jovem, a média de idade avançava ao serem identificados os pais de adolescente e crianças de menos de 14 anos, que precisavam entrar acompanhadas na sessão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário