sábado, 1 de outubro de 2011

‘A Hora do Espanto’ recupera a figura do vampiro vilão

Chega de vampiros vegetarianos, bonzinhos e que brilham à luz do dia. Com a pré-estreia hoje da refilmagem de "A Hora do Vampiro", os grandes estúdios ressuscitam das cinzas dos caixões o vampiro sedutor, assassino, violento e, é claro, malvado. Um herdeiro direto e digno das presas e das adaptações cinematográficas de Drácula imortalizadas por Bela Lugosi e Christopher Lee.

A estreia de "Crepúsculo" em 2008, um fenômeno nas bilheterias que seguiu o sucesso dos livros de Stephenie Meyer, fez com que a figura dos vampiros voltasse à moda. Se o filme conquistou milhares de fãs, decepcionou os aficcionados pelos filmes, pela mitologia e pela figura dos vampiros.

Parte da essência do personagem imortalizado na literatura por Bran Stoker (embora a lenda do vampirismo exista desde civilizações como a Mesopotamea e a Grécia Antiga), perdeu-se em "Crepúsculo", que apresentou um vampiro adolescente, que brilhava à luz do sol, que não bebia sangue, que convivia tranquilamente com os humanos, ia à escola, assistia às aulas sem causar problemas, tirava boas notas e, essencialmente, era um bom menino aos 109 anos.
Presas sangrando

Com "A Hora do Espanto", o vampiro retoma o seu papel de vilão imortalizado desde o "Nosferatu" de F.W. Murnau, em 1922. O filme é uma refilmagem de um clássico de 1985. O original foi dirigido por Tom Holland e tinha Chris Sarandom como vampiro. Na nova versão, Graig Gillespie assina a direção e o papel de vilão fica com Colin Farrell.

No filme, o adolescente Charles Brewester (Anton Yelchin) desconfia que seu novo vizinho, Jerry Dandrige (Colin Farrel), é um vampiro responsável por uma série de mortes. Ninguém acredita em Charles e ele procura a ajuda de um mágico de Las vegas, Peter Vincent (David Tennant), que se diz caçador de vampiros.

O filme original tinha um ar de homenagens tanto a Hitchcock, no adolescente espionando o vizinho suspeito de ser um assassino (o clássico "Janela Indiscreta"), quanto aos antigos filmes de terror da Universal e da Hammer na figura e no nome do caçador de vampiros Peter Vincent (Peter Cushing e Vincent Price foram ícones do cinema de terror dos anos 1950 e 1960).

São elementos que a refilmagem parece ter perdido pelo que os trailers e cenas dos filmes já divulgados demonstram. Talvez reflexo do fato de que parte do público não tenha se acostumado a ver Van Helsing (Peter Cushing) caçando Drácula (Christopher Lee) pelas catacumbas londrinas, mas sim ver vampiros brilhantes pulando pelo topo das árvores em uma floresta americana em um lindo amanhecer.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Produtora de Crepúsculo investe em adaptação de quadrinhos

A Summit Entertainment tem aproveitado os muitos dólares ganhos com os filmes da saga Crepúsculo para diversificar seu catálogo de lançamentos. Seu mais novo alvo é Area 52, baseado em graphic novel homônima criada por Brian Haberlin e publicada em 2001 pela Image Comics.

A história acontece em um depósito de lixo ultra secreto, onde descobertas de outros planetas são armazenadas. Até que, quando uma máquina de guerra alienígena surge, os guardas locais precisam se defender dela.

O longa-metragem ainda não tem diretor, roteirista ou elenco definidos, mas a Summit já entregou o projeto aos produtores Lorenzo di Bonaventura (Transformers) e Mark Vahradian (RED - Aposentados e Perigosos).

domingo, 25 de setembro de 2011

Bruno Mars está na trilha sonora de 'Amanhecer'

Nesta quinta-feira dia 23/09, o estúdio Summit Entertainment, anunciou que a canção "It Will Rain", de Bruno Mars, será a primeira música da trilha sonora de "A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1".

Entretanto, a canção ainda não foi divulgada e os fãs de Mars e da franquia terão de esperar até o dia 27 de setembro para ouvir a faixa, que será disponibilizada mundialmente no iTunes. Na Grã-Bretanha a canção chega em 31 de outubro.

A trilha sonora completa do filme estará disponível no iTunes no dia 8 de novembro.

Robert Pattinson está gravando um CD, diz revista

O ator Robert Pattinson, que ficou famoso ao interpretar o vampiro Edward na saga de Crepúsculo, estaria se aventurando pelo meio musical e prestes a gravar um CD, de acordo com a revista US Weekly.

Fontes disseram à publicação que Pattinson nutre o desejo há tempos, mas só agora a agenda apertada do britânico deu uma brecha para que ele pudesse se dedicar ao álbum. O ator já emprestou sua voz para a canção Let Me Sing, da trilha sonora do filme vampiresco.

Ainda segundo às fontes, o álbum teria guitarra e bateria marcantes, bem distante do estilo pop. Pattinson estaria estudando diversos instrumentos para se dedicar melhor à música - "sua primeira paixão" -, antes de sair para divulgar o próximo filme da série.